Imagem da Semana: A General (1927)

the generalA General, 1926.Tamanho da imagem: 1600 x 670.

“A General”, escrito, estrelado e dirigido por Buster Keaton em 1926, é provavelmente o melhor filme do período silencioso já feito. Além da trama eletrizante (vagamente inspirada em um acontecimento real durante a Guerra Civil Americana) e que envolve a perseguição a uma locomotiva sequestrada, cenas de batalha e momentos fugazes de romance, o filme possui uma das sequências mais espetaculares já vistas nas telas.

Sem truques de computação gráfica, sem efeitos especiais e sem o uso de modelos em miniatura, o que se vê na tela é uma locomotiva de verdade sendo jogada no fundo de um rio. Toda a sequência, obviamente, foi planejada de forma a nada dar errado: a cena só poderia ser filmada em uma única tomada. A reação de medo dos atores durante a cena foi real: a produção não os havia informado do que iria acontecer no momento em que a locomotiva cruzasse o rio.

Conta-se que Buster Keaton queria usar a verdadeira locomotiva – batizada de “A General” – que ele encontrou em um depósito em Chattanooga, Tennessee, mas foi incapaz de obter a permissão de usá-la no filme quando os diretores da estrada de ferro descobriram que ele iria produzir uma comédia – o que na opinião da empresa poderia denegrir o papel que a locomotiva desempenhou durante a Guerra Civil.

Em suas pesquisas, Keaton encontrou um par de locomotivas semelhantes pertencentes a uma empresa madereira, a Oregon, Pacific & Eastern Railroad, e escolheu a região de Cottage Grove, no Oregon, para servir de locação para seu filme. Graças a um trabalho de modelagem, ambas as locomotivas foram redesenhadas para se parecerem com as  “The General” e “The Texas” envolvidas no episódio real. Uma terceira locomotiva foi usada no filme, inicialmente cogitada para servir como “The Texas”, mas acabou sendo substituída por outra em melhores condições. Foi essa a locomotiva usada na cena da ponte.

A sequência em que a locomotiva “The Texas” despenca para o fundo do rio foi a tomada mais cara da história dos filmes mudos. A máquina permaneceu no fundo do rio até a época da Segunda Guerra quando foi resgatada e seus restos transformados em sucata. As locomotivas sobreviventes às filmagens continuaram sendo usadas no transporte de madeira até o fim de seus dias. Ao se assistir “A General” qualquer um pode perceber porque Buster Keaton dizia que este era o seu filme preferido de todos em que atuou e dirigiu. Leia mais sobre A General.

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0017925/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: