Grandes Diretores: D.W. Griffith

D.W. GRIFFITH: O MAIOR DIRETOR DO CINEMA MUDO?

Mais conhecido pelo seu controverso filme “O Nascimento de uma Nação”, e também pelo filme “Intolerância”, D.W. Griffith foi um realizador de cinema norte-americano, um dos maiores do início da cinematografia, introdutor de inovações profundas na forma de fazer cinema, considerado por isso o criador da linguagem cinematográfica. Antes de chegar ao cinema, trabalhou como jornalista e balconista em lojas e livrarias. Griffith iniciou-se no cinema em 1908, com os chamados curta-metragens, que duravam entre 15 e 18 minutos. Tendo realizado cerca de 450 filmes entre 1908 e 1913, Griffith foi o primeiro a utilizar dramaticamente o close, a montagem paralela, o suspense e os movimentos de câmera. Em 1915, com “O Nascimento de uma Nação”, realizou o primeiro longa-metragem do ciinema americano.

D.W. Griffith, ca. 1908.

Considerado por muitos como um visionário do cinema, Griffith ficou conhecido pelas polêmicas em que se envolveu, principalmente na esfera política.

Após um empate técnico entre Chaplin e Keaton sobre qual dos dois foi o melhor ator do cinema mudo (pesando o meu voto de Minerva a favor de Chaplin, é claro) e definindo Lillian Gish como a melhor atriz da época, a pergunta que não quer calar agora seria: quem foi o maior diretor do Cinema Mudo?

Qual dos desbravadores da recém-criada Sétima Arte, entre tantos pioneiros geniais que ajudaram o Cinema a se tornar esse amálgama de arte-indústria que é hoje, poderia receber esse título honroso? Abel Gance (Napoleão), Charles Chaplin (O Garoto), F.W. Murnau (Nosferatu), Fritz Lang (Metropolis), Sergei Eisenstein (O Encouraçado Potemkin) são nomes certos entre os possíveis candidatos, mas justiça seja feita. Apesar das contribuições de cada um deles, se existe alguém que pode ser definido como o pioneiro do que hoje compreendemos como Cinema, não o inventor da linguagem, mas o gramático que organizou o alfabeto que ainda hoje é utilizado para a criação de filmes, não existe outro merecedor do título senão D.W. Griffith.

D.W. Griffith ou David Llewelyn Wark Griffith nasceu no Kentucky, em 22 de Janeiro de 1875. Na juventude trabalhou como jornalista e balconista, E tentou ser dramaturgo mas não obteve sucesso. Tornou-se ator e encontrou seu caminho no cinema dirigindo curtas (um total de 450 entre 1908 e 1913), e obtendo prestígio, pôde desenvolver algumas inovações técnicas como a montagem paralela, movimentos de câmera arrojados e planos que iam à contramão do que era até então utilizado. Influenciado pelo drama italiano “Cabíria”, Griffith acreditou que longas-metragens poderiam ser viáveis financeiramente e decidiu produzir e dirigir o longa “Judith of Bethulia”, pela Biograph, a primeira empresa cinematográfica a filmar em Hollywood. Os executivos da Biograph, porém, não acreditavam que longas poderiam dar lucro. Desolado, Griffith abandonou o estúdio e levou seus atores com ele, entre os quais estavam Lillian Gish.

Griffith formou sua própria produtora, associando-se a alguns estúdios importantes da época, graças aos quais conseguiu produzir “O Nascimento de uma Nação”. Apesar das críticas negativas, o filme foi um estouro de bilheteria e deu prestígio para Griffith prosseguir filmando: “Intolerância”, “Lírio Partido”, “As Duas Tormentas”, “Órfãs da Tempestade” e “América”, todos silenciosos e produzidos pela United Artists, que ajudou a fundar junto com Charles Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks. Griffith fez apenas dois filmes com som, “Abraham Lincoln” (1930) e “The Struggle” (1931), este último produzido no mesmo ano em que ele se retirou do cinema.

Dorothy-Lillian-Gish-Griffith

Por vários motivos, Griffith merece o título de melhor diretor do cinema mudo. Primeiro, porque ele dirigiu o filme mais popular da era silenciosa e introduziu técnicas de narração de histórias para o cinema que ainda não existiam – como o close-up, o flashback e transversais entre as várias localizações e histórias paralelas – mas que são tão comuns agora, que alguém quase pode esquecer que alguém teve que inventá-las um dia. Segundo, ele foi sócio-fundador da United Artists, um dos mais importantes estúdios de cinema de todos os tempos.

Além disso, Griffith se mostrou um mestre das seqüências de ação. As cenas de batalha da Guerra Civil em “O Nascimento de uma Nação”, de 1915, por exemplo, são tão boas quanto qualquer sequência de batalha filmada depois. Há uma seqüência em “Way Down East” (As Duas Tormentas), onde um homem corre através de um bloco de gelo que está se desintegrando para salvar uma jovem antes que ela mergulhe de uma cachoeira, e que é uma cena incrível em se tratando de 1920. Essas cenas foram sem precedentes e as audiências da época foram eletrificadas diante delas. “O Nascimento de Uma Nação” foi o filme mais popular da era silenciosa, arrecadando rios de dinheiro como qualquer blockbuster da era moderna ou até mais.

nascimentoMas por outro lado, não se pode falar sobre D.W. Griffith sem lembrar que ele cometeu deslizes históricos, como a questão do racismo em “O Nascimento de Uma Nação”. Mesmo sendo considerado o maior inovador da época e um indiscutível mestre da narrativa cinematográfica, Griffith incluiu em seu filme seqüências inconcebíveis, como por exemplo, a Ku Klux Klan galopando para o resgate de mulheres brancas que estão sendo violentadas por atores usando maquiagem preta nos rostos, que soam tão grotescas em sua representação mesquinha da raça negra quanto as distorções da História que o filme apresenta, e que aos olhos do público atual – e mesmo do público da época – torna difícil acreditar no que se está vendo na tela.

D-W-Griffith-4Como o Directors Guild of America registrou, em 1999, após a remoção do nome de Griffith do seu prêmio, os seus filmes “ajudaram a promover estereótipos raciais intoleráveis”. Não se trata de usar o politicamente correto para desvalorizar os méritos autorais de alguém. Em se tratando de normas morais que foram evoluindo com o tempo, mesmo em 1915 “O Nascimento de Uma Nação” foi amplamente considerado como um filme virulentamente racista. Audiências em algumas cidades do norte se revoltaram após vê-lo, e o presidente Woodrow Wilson, que em uma sessão privada tinha dito “foi como escrever a História com relâmpagos”, sentiu-se obrigado a emitir uma declaração rejeitando a política que o filme ostenta.

“O Nascimento de uma Nação”, felizmente é muito mais do que um hino de três horas em homenagem à Ku Klux Klan. Há diversos méritos ali que o engrandecem, apesar da visão estreita de seu realizador. Depois de tantas revoltas e repressões por parte da crítica e do público, Griffith tentou reparar seus erros e como uma espécie de mea culpa surgiu com “Intolerância”, um pedido de desculpas formal com 197 minutos de duração, embora no filme não apareça nenhum afro-americano endossando o protesto contra o preconceito que o filme, através de suas três histórias individuais, tenta promover.

pickford-griffith-chaplin-fairbanks

Não foi a última vez que Griffith tentou desculpar-se em um filme pelos erros de julgamento que cometeu em “O Nascimento de uma Nação”. Era como se a pressão sobre ele jamais tivesse fim e apesar de todos os esforços que fez para diminuir a visão negativa de todos, a impressão é que Griffith agia como o sujeito que sabe que cometeu um erro, mas não sabe bem qual foi. Muitos críticos ainda questionam se o “pedido de desculpas” seria de fato uma prova de seu arrependimento ou se “Intolerância” seria apenas uma resposta pessoal de Griffith a todos aqueles que ousaram atacá-lo. Anos depois, ele filmaria “Lírio Partido”, onde a personagem de Lillian Gish tinha um romance interracial com um chinês. Para ter um ponto de vista mais coerente, só mesmo assistindo “O Nascimento de uma Nação” e “Intolerância” em sua totalidade.

Do que se tem escrito sobre Griffith, muitos estudiosos o apontam como um sujeito totalmente apolítico, cuja mente nunca se preocupara com nada além do universo cinematográfico em que ele respirava. A vida de Griffith e seus interesses pessoais estavam todos concentrados em Hollywood. Quem assistiu aos principais filmes de Griffith com certeza irá observar que existe uma relação entre eles, que vai muito além do racismo visto em “O Nascimento de uma Nação”. As mulheres brancas atacadas por escravos naquele filme, um pai potencialmente abusador em “Lírio Partido”, mulherengos ricos (“As Duas Tormentas”) ou aristocratas franceses pervertidos (“Órfãs da Tempestade”), sugerem uma fixação primária de Griffith não sobre as relações raciais, mas sim no perigo de inocentes e jovens mulheres serem abusadas sexualmente.

D-W-Griffith-3

Apesar das grandes produções e das sequências de ação impressionantes que Griffith impregnava seus filmes, a fórmula se desgastou rapidamente e talvez seja por isso que os filmes de Griffith caíram em desgraça com o público muito antes do advento do som. Griffith viveu até 1948,  mas o seu último filme foi em 1931, e ele já não tinha tido um êxito comercial desde dez anos antes.

Em qualquer caso, há duas coisas que se pode dizer sobre D.W. Griffith. A primeira é que ele foi um pioneiro e inovador artífice que influenciou gerações de cineastas, talvez mais do que qualquer outro diretor do cinema mudo. A segunda é que ele escreveu a cartilha da narrativa cinematográfica que ainda hoje rege a indústria do Cinema. Se por essas duas razões, D.W. Griffith não mereça o título de melhor diretor do cinema mudo, então vamos escolher Georges Mélies por seu “Viagem à Lua” (1903) ou Edwin S. Porter, por “The Great Train Robbery” (1903). Ambos foram realizações monumentais, tão importantes quanto “O Nascimento de uma Nação” e “Intolerância”, mas com uma diferença favorável – ambos são tão grandiosos quanto os filmes de Griffith – mas o são com pouco mais de 11 minutos de duração.

Leia mais sobre “O Nascimento de uma Nação” neste blog.

Filmografia:

1908:
The Adventures of Dollie
The Fight for Freedom
The Tavern Keeper’s Daughter
The Black Viper
The Red Man and the Child
Deceived Slumming Party
The Bandit’s Waterloo
A Calamitous Elopement
The Greaser’s Gauntlet
The Man and the Woman
The Fatal Hour
For Love of Gold
Balked at the Altar
For a Wife’s Honor
Betrayed by a Handprint
Monday Morning in a Coney Island Police Court
The Girl and the Outlaw
Behind the Scenes
The Red Girl
The Heart of O’Yama
Where the Breakers Roar
A Smoked Husband
The Stolen Jewels
The Devil
The Zulu’s Heart
Father Gets in the Game
Ingomar, the Barbarian
The Vaquero’s Vow
The Planter’s Wife
Romance of a Jewess
The Call of the Wild
Concealing a Burglar
After Many Years
The Pirate’s Gold
The Taming of the Shrew
The Guerrilla
The Song of the Shirt
The Ingrate
A Woman’s Way
The Clubman and the Tramp
Money Mad
The Valet’s Wife
The Feud and the Turkey
The Reckoning
The Test of Friendship
An Awful Moment
The Christmas Burglars
Mr. Jones at the Ball
The Helping Hand

1909
One Touch of Nature
Mamma
The Heart of an Outlaw
Bill Sharkey’s Last Game
The Maniac Cook
Mrs. Jones Entertains
Love Finds a Way
The Honor of Thieves
The Sacrifice
A Rural Elopement
Those Boys!
The Criminal Hypnotist
Mr. Jones Has a Card Party
The Fascinating Mrs. Francis
The Welcome Burglar
Those Awful Hats
The Cord of Life
The Girls and Daddy
The Brahma Diamond
A Wreath in Time
Edgar Allan Poe
Tragic Love
His Ward’s Love
The Curtain Pole
The Joneses Have Amateur Theatricals
The Hindoo Dagger
The Politician’s Love Story
The Golden Louis
At the Altar
The Prussian Spy
His Wife’s Mother
A Fool’s Revenge
The Wooden Leg
The Roue’s Heart
The Salvation Army Lass
The Lure of the Gown
I Did It
The Voice of the Violin
The Deception
And a Little Child Shall Lead Them
A Burglar’s Mistake
The Medicine Bottle
Jones and His New Neighbors
A Drunkard’s Reformation
Trying to Get Arrested
The Road to the Heart
Schneider’s Anti-Noise Crusade
A Rude Hostess
The Winning Coat
A Sound Sleeper
Confidence
A Troublesome Satchel
Lady Helen’s Escapade
The Drive for a Life
Twin Brothers
Lucky Jim
Tis an Ill Wind That Blows No Good
The Suicide Club
The Eavesdropper
One Busy Hour
The Note in the Shoe
Jones and the Lady Book Agent
The French Duel
A Baby’s Shoe
The Jilt
Resurrection
Two Memories
Eloping with Auntie
The Cricket on the Hearth
His Duty
Eradicating Aunty
What Drink Did
The Violin Maker of Cremona
A New Trick
The Lonely Villa
The Son’s Return
Her First Biscuits
The Faded Lilies
Was Justice Served?
The Peachbasket Hat
The Mexican Sweethearts
The Way of Man
The Necklace
The Message
The Country Doctor
The Cardinal’s Conspiracy
Tender Hearts
The Friend of the Family
The Renunciation
Sweet and Twenty
Jealousy and the Man
A Convict’s Sacrifice
The Slave
A Strange Meeting
The Mended Lute
They Would Elope
Mr. Jones’ Burglar
The Better Way
With Her Card
Mrs. Jones’ Lover or I Want My Hat
His Wife’s Visitor
The Indian Runner’s Romance
The Seventh Day
Oh, Uncle!
Pranks
The Mills of the Gods
The Sealed Room
The Little Darling
The Hessian Renegades
Comata, the Sioux
Getting Even
The Children’s Friend
The Broken Locket
In Old Kentucky
A Fair Exchange
Leather Stocking
Wanted, a Child
The Awakening
Pippa Passes or The Song of Conscience
Fools of Fate
The Little Teacher
A Change of Heart
His Lost Love
The Expiation
In the Watches of the Night
Lines of White on a Sullen Sea
What’s Your Hurry?
The Gibson Goddess
Nursing a Viper
The Restoration
The Light That Came
Two Women and a Man
A Sweet Revenge
A Midnight Adventure
The Open Gate
The Mountaineer’s Honor
The Trick That Failed
In the Window Recess
The Death Disc: A Story of the Cromwellian Period
Through the Breakers
The Red Man’s View
A Corner in Wheat
The Test
In a Hempen Bag
A Trap for Santa Claus
In Little Italy
To Save Her Soul
The Day After
Choosing a Husband

1910
The Rocky Road
The Dancing Girl of Butte
Her Terrible Ordeal
On the Reef
The Call
The Honor of His Family
The Last Deal
The Cloister’s Touch
The Woman from Mellon’s
The Course of True Love
The Duke’s Plan
One Night and Then
The Englishman and the Girl
His Last Burglary
Taming a Husband
The Final Settlement
The Newlyweds
The Thread of Destiny
In Old California
The Man
The Converts
Faithful
The Twisted Trail
Gold Is Not All
The Smoker
His Last Dollar
The Two Brothers
As It Is in Life
A Rich Revenge
A Romance of the Western Hills
Thou Shalt Not
The Tenderfoot’s Triumph
The Way of the World
Up a Tree
The Gold Seekers
The Unchanging Sea
Love Among the Roses
Over Silent Paths
An Affair of Hearts
Ramona
A Knot in the Plot
The Impalement
In the Season of Buds
The Purgation
A Child of the Ghetto
A Victim of Jealousy
In the Border States
The Face at the Window
Never Again
May and December
The Marked Time-Table
A Child’s Impulse
Muggsy’s First Sweetheart
A Midnight Cupid
What the Daisy Said
A Child’s Faith
A Flash of Light
Serious Sixteen
As the Bells Rang Out!
The Call to Arms
Unexpected Help
An Arcadian Maid
Her Father’s Pride
The House with Closed Shutters
A Salutary Lesson
The Usurer
An Old Story with a New Ending
The Sorrows of the Unfaithful
Wilful Peggy
The Modern Prodigal
The Affair of an Egg
A Summer Idyll
Little Angels of Luck
A Mohawk’s Way
In Life’s Cycle
A Summer Tragedy
The Oath and the Man
Rose O’Salem Town
Examination Day at School
The Iconoclast
That Chink at Golden Gulch
The Broken Doll
The Banker’s Daughters
The Message of the Violin
Two Little Waifs
Waiter No. 5
The Fugitive
Simple Charity
Sunshine Sue
The Song of the Wildwood Flute
His New Lid
A Plain Song
A Child’s Stratagem
The Golden Supper
His Sister-In-Law
The Lesson
White Roses
Winning Back His Love

1911
Flaming Arrows
The Two Paths
When a Man Loves
The Italian Barber
His Trust
His Trust Fulfilled
Fate’s Turning
The Poor Sick Men
A Wreath of Orange Blossoms
Three Sisters
Heart Beats of Long Ago
What Shall We Do with Our Old?
Fisher Folks
The Diamond Star
His Daughter
The Lily of the Tenements
The Heart of a Savage
A Decree of Destiny
Conscience
Was He a Coward?
Teaching Dad to Like Her
The Lonedale Operator
The Spanish Gypsy
The Broken Cross
The Chief’s Daughter
Paradise Lost
Madame Rex
A Knight of the Road
His Mother’s Scarf
How She Triumphed
The Two Sides
In the Days of ’49
The New Dress
The Crooked Road
The White Rose of the Wilds
A Romany Tragedy
The Smile of a Child
Enoch Arden: Part I
Enoch Arden: Part II
The Primal Call
Her Sacrifice
Fighting Blood
The Thief and the Girl
The Jealous Husband
Bobby, the Coward
The Indian Brothers
A Country Cupid
The Last Drop of Water
Out from the Shadow
The Ruling Passion
The Sorrowful Example
The Blind Princess and the Poet
The Rose of Kentucky
Swords and Hearts
The Stuff Heroes Are Made Of
The Old Confectioner’s Mistake
The Squaw’s Love
Dan the Dandy
The Revenue Man and the Girl
Her Awakening
The Making of a Man
Italian Blood
The Unveiling
The Adventures of Billy
The Long Road
Love in the Hills
The Battle
The Trail of Books
Through Darkened Vales
The Miser’s Heart
Sunshine Through the Dark
A Woman Scorned
The Failure
Saved from Himself
As in a Looking Glass
A Terrible Discovery
The Voice of the Child

1912
Grannie
The Baby and the Stork
A Tale of the Wilderness
The Eternal Mother
The Old Bookkeeper
For His Son
A Blot on the ‘Scutcheon
The Transformation of Mike
A Sister’s Love
Billy’s Stratagem
The Mender of Nets
Under Burning Skies
The Sunbeam
A Siren of Impulse
A String of Pearls
The Girl and Her Trust
Iola’s Promise
The Root of Evil
The Goddess of Sagebrush Gulch
The Punishment
Fate’s Interception
The Female of the Species
Just Like a Woman
One Is Business, the Other Crime
The Lesser Evil
The Old Actor
A Lodging for the Night
His Lesson
When Kings Were the Law
A Beast at Bay
An Outcast Among Outcasts
Home Folks
A Temporary Truce
Lena and the Geese
The Spirit Awakened
The School Teacher and the Waif
Man’s Lust for Gold
An Indian Summer
Man’s Genesis
Heaven Avenges
The Sands of Dee
Black Sheep
The Narrow Road
A Child’s Remorse
The Inner Circle
A Change of Spirit
A Pueblo Romance
A Pueblo Legend
In the North Woods
An Unseen Enemy
Blind Love
Two Daughters of Eve
Friends
So Near, Yet So Far
A Feud in the Kentucky Hills
The Chief’s Blanket
In the Aisles of the Wild
The One She Loved
The Painted Lady
The Musketeers of Pig Alley
Heredity
Gold and Glitter
My Baby
The Informer
Brutality
The New York Hat
My Hero
The Burglar’s Dilemma
A Cry for Help
The God Within

1913
Mother Love
Three Friends
The Telephone Girl and the Lady
An Adventure in the Autumn Woods
The Tender Hearted Boy
A Misappropriated Turkey
Brothers
Oil and Water
Drink’s Lure
A Chance Deception
Love in an Apartment Hotel
Broken Ways
A Girl’s Stratagem
The Unwelcome Guest
Near to Earth
Fate
A Welcome Intruder
The Sheriff’s Baby
The Hero of Little Italy
The Perfidy of Mary
The Little Tease
A Misunderstood Boy
The Left-Handed Man
The Lady and the Mouse
If We Only Knew
The Wanderer
The Stolen Loaf
The House of Darkness
The Yaqui Cur
Just Gold
His Mother’s Son
The Ranchero’s Revenge
A Timely Interception
Death’s Marathon
The Mothering Heart
Her Mother’s Oath
The Sorrowful Shore
The Reformers; or, The Lost Art of Minding One’s Business
The Enemy’s Baby
The Mistake
The Coming of Angelo
Two Men of the Desert
The Adopted Brother
Madonna of the Storm
The Battle at Elderbush Gulch
The Conscience of Hassan Bey

1914
Waifs
The Massacre
Judith of Bethulia
The Battle of the Sexes
Brute Force
Home, Sweet Home
The Escape
The Avenging Conscience: or ‘Thou Shalt Not Kill’

1915
The Birth of a Nation

1916
A Day with Governor Whitman
Intolerance: Love’s Struggle Throughout the Ages

1918
A Liberty Bond Appeal
Hearts of the World
The Great Love
Lillian Gish in a Liberty Loan Appeal
The Greatest Thing in Life

1919
The World of Columbus
A Romance of Happy Valley
The Girl Who Stayed at Home
Broken Blossoms
True Heart Susie
The Fall of Babylon (re-edited version of said sequence from Intolerance)
The Mother and the Law (re-edited version of said sequence from Intolerance)
Scarlet Days
The Greatest Question

1920
The Idol Dancer (1920)
Remodeling Her Husband (1920)
The Love Flower (1920)
Way Down East (1920)

1921
Dream Street (1921)
Orphans of the Storm (1921)

1922
One Exciting Night (1922)
Mammy’s Boy (1922) (never completed; remade as His Darker Self in 1924)

1923
The White Rose (1923)

1924
America (1924)
Isn’t Life Wonderful (1924)

1925
Sally of the Sawdust (1925)
That Royle Girl (1925)

1926
The Sorrows of Satan (1926)

1927
Topsy and Eva (1927) (uncredited)

1928
Drums of Love (1928)
The Battle of the Sexes (1928)

1929
Lady of the Pavements (1929)

1930
Abraham Lincoln (1930)

1931
The Struggle (1931)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: