A História do Cinema – Parte 2

A HISTÓRIA DO CINEMA – PARTE 2

1900 – 1909: OS NICKELODEONS


À entrada do novo século, o cinema era uma das mais baratas formas de entretenimento, cujo público era essencialmente a classe trabalhadora. Ao mesmo tempo, os nickelodeons proliferavam nas cidades, sendo frequentados essencialmente por trabalhadores emigrantes. Eram salas pequenas, adaptadas para a exibição de filmes, cujo nome se deve ao valor do ingresso: cerca de um níquel. No entanto, uma greve de artistas de teatro obrigou os donos de teatros a procurarem formas alternativas de entretenimento, encontrando nas “imagens em movimento” uma boa opção.

Com o passar dos anos, o cinema deixa de ser visto como algo menor e começa a atrair a atenção das classes mais altas. Para isso muito contribuíram os filmes de Edwin S. Porter, nomeadamente “The Life of an American Fireman” e o épico “The Great Train Robbery”. Com uma duração inédita de 12 minutos, “The Great Train Robbery” utilizava algumas técnicas narrativas que viriam a ser desenvolvidas ao longo dos anos, o que possibilitou captar um tipo de público diferente do habitual.

Na Europa, a empresa francesa Film d’Art começa a produzir conhecidas adaptações literárias protagonizadas por consagrados atores de teatro, o que levou a um aumento da produção de filmes cada vez mais longos e vendidos a preços mais altos: dois bons exemplos são “La Reine Elisabeth” e “O Nascimento de uma Nação”. França e Nova Iorque eram os grandes centros de produção cinematográfica, sendo as francesas Gaumont e Pathé, as maiores produtoras cinematográficas do mundo. No outro lado do Atlântico, as maiores produtoras eram a Biograph, a Edison e a Vitagraph, cujo negócio tinha por base a venda de filmes a metro e de equipamento de projeção aos exibidores.
O final da década viu também o fim de uma luta entre várias empresas pelas patentes de equipamento cinematográfico e, em 1908, é criada a Motion Pictures Patents Company, conhecida como Fundo Edison. Esta empresa controlava a distribuição, produção e exibição cinematográfica e obrigava produtores e exibidores a comprarem material aprovado pelo Fundo, controlando, em monopólio, a indústria cinematográfica americana.

Viagem à Lua

Georges Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Méliès, além de ser considerado o “pai dos efeitos especiais”, estava presente na plateia que assistiu, em 28 de dezembro de 1895, os Irmãos Lumière fazerem a primeira projeção de um filme na história. Ele fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin.

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Tudo começou quando o cineasta ganhou um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert William Paul e ficou tão entusiasmado com o mesmo, que saía filmando cenas do quotidiano em Paris. Um dia a própria câmara parou de repente, mas as pessoas não paravam de se mexer e quando ele voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando. A esta trucagem ele deu o nome de stop-action; criou várias outras como perspectiva forçada, múltiplas exposições ou filmagens em alta e baixa velocidade. Todos esses truques e muitos outros desenvolvidos por ele, foram explorados em um de seus filmes mais conhecidos: “Le voyage dans la lune” (Viagem à lua) de 1902, em que, dentre outras técnicas, usou a de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.

Veja “Viagem à Lua” no YouTube:

À medida que as salas de cinema proliferavam, também a tecnologia se desenvolvia, nomeadamente no nível da projeção, tendo-se desenvolvido um conjunto de processos que perduram até hoje. Nos Estados Unidos do final de década, os nickelodeons estavam no seu auge, sendo vistos por milhões de pessoas diariamente. Mas brevemente seriam substituídos por verdadeiras salas de cinema, uma vez que os grandes estúdios de Hollywood, estavam prestes a nascer.

Cronologia dos Principais Acontecimentos Ligados ao Cinema, até 1909:
» 1900
– Filmagens da vida real dominam a exibição de filmes.
– Os irmãos Lumiere produzem mais de 2000 filmes, na sua maioria atividades do dia à dia e histórias de ação.
– Na França, Léon Gaumont demonstra a sincronização de imagens e som.
» 1901
– A francesa Pathé é o maior estúdio do mundo.
– A Finlândia assiste à inauguração da primeira sala de cinema do país.
» 1902
– Georges Méliers realiza o primeiro filme de animação (L’ Homme à La Tête en Caoutchouc) e o primeiro onde utiliza efeitos especiais (Le Voyage dans la Lune).
» 1903
– No seu filme “Life of an American Fireman”, Edwin S. Porter utiliza técnicas de montagem inovadoras para construir tensão dramática, assim como planos de ligação e de aproximação.
– Porter realiza “The Great Train Robbery”, o primeiro western da história do cinema.
– Abre a primeira sala de cinema do Japão.
– Peter Elfelt realiza o primeiro filme de ficção dinamarquês, “Henrettelsen”.
» 1904
– A empresa francesa Pathé abre o seu primeiro estúdio em Nova York.
– Copenhagen recebe a primeira sala de cinema da Dinamarca.
» 1905
– O filme de 35mm a 16 fotogramas por segundo, desenvolvido pelos irmãos Lumiere, torna-se a regra na indústria cinematográfica.
– Durante os próximos anos, a francesa Gaumont domina a indústria cinematográfica, quer em quantidade de filmes produzidos, quer em reputação.
– A produção japonesa aumenta com o inicio da guerra entre o Japão e a Rússia.
– Abre, em Londres, a primeira sala de cinema construída para tal.
– Itália produz o seu primeiro longa-metragem.
» 1906
– James Stuart Blackton realiza o primeiro filme de animação: “Humorous Phases of a Funny Face”.
– A Islândia inaugura a sua primeira sala de cinema.
– O filme australiano “The Story of the Kelly Gang” é o primeiro longa-metragem da história do cinema, com uma hora de duração.
– Na Inglaterra, G.A. Smith registra o sistema de cor, Kinemacolor.
– O inventor sueco Sven Berglund trabalha num sistema de gravação de som em película, através de um processo óptico.
» 1907
– A audiência dos nickelodeon ultrapassa os 2 milhões de espectadores e os filmes são acusados pela Igreja e pela imprensa de incentivarem a violência.
– Os filmes britânicos, que até aqui tinham bastante aceitação internacional começam a diminuir de importância devido ao aumento da industria americana.
– A Finlândia produz o seu primeiro filme (Salavinanpolttajat).
» 1908
– É criada a Motion Pictures Patents Company para administrar a produção e distribuição cinematográfica e que tem como objetivo alargar o cinema às classes mais abastadas da sociedade.
– D. W. Griffith é contratado pela Biograph e realiza o seu primeiro filme, “The Adventures of Dollie”.
– A Noruega produz o seu primeiro filme de ficção (“Fiskerlivets Farer: Et Drama po Havet”).
– O Japão assiste à inauguração do primeiro estúdio do país.
– Vladimir Romashkov realiza o primeiro filme russo (Stenka Razin).
– Mario Gallo realiza “El Fusilamiento de Dorrego”, o primeiro filme argentino com atores profissionais.
– O realizador português António Leal realiza, no Brasil, “Os Estranguladores” e “Os Guaranis”.
– Os primeiros filmes a cores são exibidos em Londres.
» 1909
– Carl Laemmle funda o primeiro estúdio independente da Motion Picture Patents Company (MPPC). Outros produtores independentes rejeitam as regras da MPPC e começam a rodar os seus filmes na California, tornando esta no grande centro cinematográfico dos Estados Unidos.
– O estado de Nova Iorque estabelece uma comissão de censura.
– É criada, em Paris, a Société du Film d’Art para produzir filmes de melhor qualidade que atraem as classes mais altas.
– O governo inglês cria legislação para regulamentar a atividade cinematográfica.
– O escritor irlandês James Joyce abre a primeira sala de cinema em Dublin.

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